quinta-feira, 9 de junho de 2011

Somente ao ser condenado pelo mais cruel dos tribunais, que é sua própria consciência, alguma luz pode verdadeiramente começar a surgir a partir do individuo. Quando o ser humano deixar de usar o corpo para chamar a atenção dos olhares e o intelecto para despertar a admiração tola, poderá passar a usá-los como ferramenta para aperfeiçoamento da própria alma; as barreiras começam a cair, a já desgastada casca se quebra e o velho mundo pode entrar em trabalho de parto a fim de que nasça um novo, com consciência e valores que já há muito ansiavam por vir à luz.

São muitos os que dizem buscar uma maior compreensão, mas continuam a agir da mesma maneira, se acomodando na interpretação que dão aos ensinamentos dos professores e por isso negam o desprendimento, o amparo e a caridade que tanto poderiam lhes ser útil para o crescimento de suas virtudes.

Entendemos que a única guerra que pode ser travada é aquela em que nos erguemos diante de nós mesmos, porém, é no exemplo de nossas ações que incentivamos o outro a travar sua própria batalha.

Sendo assim, se quisermos oferecer algum alívio aos que sofrem, é preciso nos banhar do mesmo lodo que lhes cobre a carne, mas se faz necessária a compreensão de que, além disso, nada podemos fazer, pois beber a água por aquele que tem sede não resolve o problema.

Por isso, além de crer, rogamos pela coragem que nos permite construir, pois a crença sem a atividade é o exemplo perfeito de que como bem sabemos, nem sempre o que a boca fala é o que sente o coração. Além da meditação se faz necessária a ação, pois é quando as mãos começam a calejar que nos fazemos verdadeiramente úteis e assim passamos a reformar a nós mesmos.

Acima de tudo, estejamos atentos para não criar sofrimento onde ele não existe, pois a já tão vacilante centelha que surge como um pequeno farol a partir dos momentos de alguma lucidez precisa ser arejada pelos bons ventos e não abafada pela inconsciência que lhe cerca.

Ninguém virá lhe cobrar seu próprio aperfeiçoamento, sendo o tempo a mais sábia das escolas e a Terra a sala de aula mais adequada para esse aprendizado.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More