sábado, 25 de agosto de 2012

Vida Pessoal x Aspiração Espiritual

Como a vida afetiva interfere na busca pelo discipulado

Tales Elias Lima


Ao buscador sincero, é recomentdável antes de tudo, que tome atitudes práticas em sua vida pessoal a fim de o auxiliem a alcançar a meta que traçou para si mesmo. Quanto mais elevada a meta, maior a recompensa, porém, mais é exigido do candidato.

Um Mestre dos Himalaias esclarece:

“Mereçam muito e nós nos mostraremos devedores honestos; mereçam pouco, e só poderão contar com um retorno justo. Isto não é um mero texto extraído de um livro de escola de 1º grau, embora o pareça; é apenas uma afirmação canhesta da lei de nossa ordem, que não podemos transgredir” [1].

Falando mais especificamente a respeito da vida afetiva, pode-se dizer que para alguns, contar com um companheiro ou companheira durante esse processo é tão desejável para o amadurecimento de cada um quanto é recomendável para outros uma vida de completa abstinência.

O desejo pelo sexo oposto, quando corretamente controlado através da vontade, é aceitável e, em alguns casos até recomendável. A união estável entre casais e o crescente respeito pela criatura que ao nosso lado vive essa experiência é o que permite que muitos se livrem de uma vida de devassidão, seja no plano físico ou mental.

Como diz John Garrigues em seu artigo “Reunindo Experiências de Vida”[1], a vida humana acontece em três mundos - do Ser, das Causas e, dos Efeitos. A correta compreensão da experiência da vida humana que acontece nesses três planos é a chave para a libertação da alma imortal.

Por tanto, mais importante do que considerar a possibilidade de estar ou não compartilhando experiências afetivas com outro ser, é a harmonia que devemos buscar entre a meta traçada e nossas atitudes no plano dos efeitos em que se desenrolam as experiências da nossa vida física.

Só a harmonização entre a atividade e a meta estabelecida pode trazer a paz tão necessária para avançarmos com firmeza.


Notas:

[2] “O Mundo Oculto – A Verdade Sobre As Cartas Dos Mahatmas”, Alfred P. Sinnet, Editora Teosófica, 232 páginas, página 127

[3] O artigo de Garrigues pode ser encontrado na íntegra no site filosofiaesoterica.com, através do link: http://www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=1388#.UDjfcsFlSVk .

A reprodução desse artigo é livre, uma vez que seja feita na íntegra e que sejam citados o autor e a fonte, www.ocaminhododespertar.blogspot.com.br . Com esta única condição, o uso do material é livre.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More